sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PROCESSOS HÍBRIDOS VOL. VII - São José do Rio Preto - SP

Processos Híbridos de Criação chega ao seu volume VII e desembarca em São José do Rio Preto - SP. Na Oficina Cultural Fred Navarro que faz parte das Oficinas Culturais do estado de São Paulo.


Processos Híbridos de Criação é uma oficina de performance ministrada por JDR (João de Ricardo - performer, encenador e professor). É uma chave para abrir o corpo - cotidiano da cidade em arte. Trabalharemos ativamente na construção de uma pirâmide performática. Para desenhá-la puxamos linhas vindas de pontos que, por convenção cultural, estão separados: cotidiano, aprendizado, arte. Iremos nos encontrar com essas pesquisas poéticas que atravessam gerações de artistas, das raízes do modernismo até as práticas multifacetadas que envolvem artistas contemporâneos obstinados em trabalhar VIDA ARTE.

Tomaremos contato também com o atual estágio de pesquisa de JDR chamado Performance Designs Life. A dissolução das ações estéticas potencializando toda plasticidade do cotidiano. Por fim, mas sem fim, desenvolveremos projetos pessoais no seio dessa comunidade efêmera: Processos Híbridos de Criação Vol. VII - Performance Designs Life -

8 e 9/12 – sábado e domingo – 9h às 13h e 14h às 18h

Público: interessados em teatro, dança ou performance a partir de 16 anos

Inscrições: 15/11 a 6/12

Seleção: carta de interesse

20 vagas


Primeiro dia:

Aula 1

1 - Onde está a performance?
A performance arte e sua genealogia histórica (levando em conta quem e onde esta história está ocorrendo)


A performance como campo de conhecimento transdiciplinar. Os performance Studies.
Performance X Performance Arte.


2 - Ação, comportamento, espaço.
Tarefa ocupar o espaço de forma máxima e mínima. A cada ciclo da experiência fomos agregamos espaços que estavam conectados com o espaço primeiro até chegarmos a totalidade do terreno da Oficina FRED NAVARRO.





3 - Desenhar um mapa da experiência anterior. A partir do mapa conversamos sobre a potência e a plasticidade do espaço aparentemente concreto.
A possibilidade e o mistério de alterar a percepção sobre o "real". A sensação de si mesmo, a percepção do mundo exterior e a criação de TRANSZONAS onde as aparentes separações entre os corpos ganham fluidez e porosidade.




4 - Vimos alguns trabalho do querido amigo Marcus Vinicius - especialmente TERRITÓRIO EXPANDIDO 1.

PARTE 2:


1 - Desenhamos alguns elementos da sala. - Como o desenho é estruturado? Como o desenho pode ajudar a uma compreensão visual da estrutura do espaço? Linhas e pontos. (linha orgânica - linha luz - Clark)



Abordamos  o corpo - espaço - ação inspirada por Lygia Clark. Possibilidade de relacionar a primeira fase do trabalho da a artista - neoconcreto - com as proposições posteriores onde o ATO ganha relevância primeira.




2 - Com barbante e durex nos apropriamos das linhas descobertas no espaço. Com o barbate expandimos essas linhas, deslocando seus vetores e assim, alterando de forma concreta o espaço.



 3 - Comemos as linhas do espaço.





4 - Babamos essas linhas sobre o corpo de um dos colegas








5. fomos puxando - removendo as linhas do corpo do colega criando expansões, como anteriormente havíamos feito com o espaço trabalhando sobre a sua pele.






6 - Projeção e discussão das idéias - obras de Lygia Clark. Pele, moldura, linha, espaço, modulação, relação, ato, experiência, presente, hibridismo, cura, processo de pesquisa artística.

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Processos Híbridos de Criação: relações possíveis entre o pensamento de Lygia Clark e uma pedagogia de Performance.

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